11 de julho de 2012

O Portal da Amazônia comparado a - pasmem - Stonehenge...


Li um artigo, em O Liberal de segunda, que devia entrar, correndo, para alguma antologia das bobagens belemenses. O autor, Luiz Carlos Rodriguez, compara a terça parte concluída do Portal da Amazônia a nada mais, nada menos, que Stonehenge, um dos monumentos mais significativos, em termos de cultura, arquitetura e civilização, da Europa, na idade do Bronze. 

O artigo, "Stonehenge em Belém?", publicado na página 2 do cderno Atualidades da edição de 09/07/2012, é um festival de bobagens. Tudo para respaudar coisas como "Valeu, Dudu!". Dudu, é claro, é o prefeito. Provavelmente o pior, o mais medíocre e o mais cínico de toda a história de Belém. 

Para constar: somente o terço concluído do Portal da Amazônia custou R$ 90 milhões. E para fazer menos do que fôra prometido - basta ver o projeto da obra e as maquetes divulgadas quando a obra começou... há oito anos atrás. Esses recursos, se investidos em educação, geração de emprego ou saúde, por exemplo, teriam um efeito mais benéfico para a cidade.

E não que não se devesse desenvolver um projeto de urbanização no Jurunas: é claro que sim, mas não um projeto tão excludente.

Como (não) se sabe, a obra desalojou dezenas de famílias na tentativa de enobrecer o bairro do Jurunas pagando a elas menos do que necessitavam para irem se estabelecer na periferia de Belém, rompendo ciclos de trabalho e de estudo dos filhos dessas famílias sem mais nenhum apoio ou orientação.

Na ausência de bom senso - do Prefeito, da política, de O Liberal, e do debate público - seguimos sujeitos e deparar com bobagens como a que esse senhor, Luiz Carlos Rodriguez - aliás engenheiro - escreveu.

Um comentário:

  1. Li o artigo e percebi que o autor se identifica como "engenheiro e jornalista". Se suas opiniões como engenheiro não o balizam a fazer um bom jornalismo, o contrário também parece ser verdadeiro.

    ResponderExcluir